sábado, 21 de agosto de 2010

Passeio

Até que enfim, conseguimos passar por Vila Velha com tempo p/ poder fazer um passeio e mostrá-la p/ meu filho mais novo que ainda não conhecia!
O dia estava lindo...céu azul e sol brilhando, fez com que a natureza ficasse ainda mais bonita!
Chegamos lá as 10:30hs e fomos direto para furnas.

Vou falar um pouco de cada coisa para que aqueles que não conhecem!

Considerado o principal atrativo Natural de Ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas.

A Lagoa Dourada, localizada a apenas 15 minutos de Ponta Grossa, possui 320 metros de diâmetro e, no máximo, 3 metros de profundidade. O local tem um encanto especial, principalmente ao crepúsculo. As águas, refletidas pelo sol, tornam-se douradas. Ao redor da Lagoa, a vegetação é densa e de grande porte.
A Lagoa Dourada tem a mesma origem das Furnas. Há uma ligação subterrânea entre elas através de um lençol freático. O nível das águas é o mesmo das Furnas. No entanto, um desnível do solo a transfoma em crateras profundas. A Lagoa pode ser considerada uma furna senil. Com o grande assoreamento que recebe, segundo os espeleólogos, a Lagoa está em fase de extinção.




O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.
Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.
Imagem do Camelo:
Proa...


Taça..


Vista geral dos paredões...

As furnas, localizadas a 3 km dos Arenitos de Vila Velha, são crateras circulares de grande diâmetro que aparecem isoladas na vastidão dos campos. Também são conhecidas como "Caldeirões do Inferno". Em número de três, as paredes verticais atingem uma profundidade de mais de 100 metros e apresentam um volume de água que atinge, aproximadamente, a metade desta profundidade.
Em uma das furnas foi construído um elevador panorâmico que vence um desnível de 54 metros. O elevador dá ( dava) acesso ao interior da furna, sob uma plataforma flutuante, localizada a três metros do nível da água, que foi desativada em 2002.

Uma escada dá acesso à plataforma que permite uma visão rara da formação rochosa.
Visitantes costumavam comentar a sensação de harmonia e tranqüilidade proporcionada pelo panorama visto de dentro da furna: a proximidade com a água, o reflexo do sol em meio à vegetação e ao rochedo. A garoa formada pelas águas suavemente lançadas das rochas formam pequenos arco-íris e completam o exuberante cenário.
Infelizmente, esta visão não é mais possível!( Foto do site)

Dados baseados no site: http://www.pg.pr.gov.br/
bjs...até a próxima!

Um comentário:

  1. Oi Josi, lindas fotos...e adorei as dicas, acredita que nunca fomos lá? Vou combinar com o murido e as crianças qdo eu voltar para o Brasil. ADOREI. Beijo grande.

    ResponderExcluir